A adoção de uma política de crédito e cobrança eficaz é uma das principais armas contra a inadimplência.

O crédito exerce um papel de suma importância no crescimento das atividades empresariais.

O seu significado é amplo: confiança, fé na solvabilidade e segurança.

Para quem atua na concessão de crédito é fundamental que tenha o maior número de informações sobre o tomador do crédito.

Não há crédito sem risco. Porém, o oposto também é verdadeiro. Não se concede crédito onde tudo é risco. É preciso, então, analisar os pontos negativos e positivos em cada caso para se conceder o crédito de forma mais segura possível.

Concedido o crédito, é fundamental, de igual forma, o acompanhamento e atualização das informações para averiguar, com frequência, se o risco e os pontos positivos continuam os mesmos, tendo em vista a instabilidade ocasionada pelo próprio mercado e por outros fatores que refletem, automaticamente, no potencial de adimplemento por parte do tomador.

O CRÉDITO, portanto, requer a CONFIANÇA e implicará no RISCO, de maneira que o EQUILÍBIO deve ser perseguido pelo analista na ocasião da concessão do seu LIMITE.

Empresas de pequeno porte, geralmente, possuem um único funcionário responsável pelo cadastro, análise e concessão do crédito e cobrança, o que faz com que o processo se torne mais arriscado em razão da ausência de qualificação e tempo desse funcionário para desempenhar as 3 (três) funções.

Por outro lado, empresas de médio e grande porte, normalmente, possuem um departamento para o cadastro e análise de crédito e outro para cobrança.

Algumas empresas dividem em 3 (três) departamentos diferentes, com profissionais qualificados para cada área (cadastro, análise e concessão de crédito e cobrança), o que contribui, satisfatoriamente, para a redução dos riscos na concessão do crédito, bem como, na redução da inadimplência.

Contudo, mesmo a pequena empresa que possui apenas um funcionário para desempenhar as 3 (três) funções pode conceder o crédito de maneira segura e receber dentro dos prazos estabelecidos ou no menor possível, desde que seja elaborada e adotada uma política de crédito e cobrança adequada ao ramo do negócio.

Para que o processo se torne seguro, faz-se necessários que todos os empregados da empresa estejam alinhados e cumpram com a política de crédito e cobrança.

Na prática, observamos que o setor comercial das empresas tendem a pressionar o setor do cadastro e análise de crédito para conceder o crédito em favor superior a medição da capacidade de pagamento e de forma célere, para que possam vender mais e em menor tempo, em total desalinhamento com a política de crédito adotada na empresa, o que acaba causando o aumento da inadimplência, quando o analista cede as pressões.

Outro fator negativo vislumbrado na prática decorre das concessões aleatórias realizadas pelos sócios ou diretores de empresas totalmente desalinhadas com a política de crédito, como, por exemplo: concessão de crédito superior ao medido pelo analista; liberação para conceder crédito a quem está com restrições negativas externas e/ou internas; venda sem títulos válidos; concessão de prazos superiores aos previstos, dentro outras.

Portanto, o mais importante não é ter um ou mais departamentos responsáveis pelo cadastro, análise e cobrança, mas, sim, que a empresa adote uma política de crédito e cobrança eficiente para o ramo de negócio e que seja obedecida por todos os empregados e sócios.

Alessandra Guimarães

Alessandra Guimarães - Sócia Administradora OAB/MG 174.942. Sócia administradora da Precisão Recuperação de Crédito; Advogada atuante em recuperação judicial de empresas e recuperação de créditos, com especialização em Bancos e Cooperativas de Créditos; Membro da Comissão de Direito Cooperativo da OAB/MG; Presidente da Comissão de Direito Cooperativo da Subseção da OAB de Patos de Minas/MG; Mediadora em formação pelo TJMG.